ELETRÔNICA

Oscilador astável com o circuito integrado CMOS CD4093.

Embaixo um amplificador de áudio com o LM386.

____________________________________________________________________

UMA ABORDAGEM GRÁFICA DA

ELETRÔNICA

Isso mesmo, pensar na eletrônica utilizando gráficos cartesianos mostrando os sinais de tensão ou corrente cuja forma de onda deve ser visualizada para cada projeto.

É importante primeiro definir em diagrama de blocos os circuitos que serão desenvolvidos. Em cada bloco será visualizado as formas de onda nos pontos importantes do circuito.

É pensar como se estivesse usando um osciloscópio para ver os sinais.

EXEMPLOS :

Como pensar em uma bateria através de gráficos

Como pensar em uma fonte de alimentação através de gráficos

Como pensar em um oscilador astável através de gráficos

Como pensar em um oscilador senoidal através de gráficos

 

EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE CIRCUITOS QUE PODEM GERAR UMA FORMA DE

ONDA SENOIDAL. ESTE É APENAS UM DELES. APRENDA COMO ESCOLHER O

TIPO DE CIRCUITO QUE VOCÊ PRECISA PARA UM PROJETO.

______________________________________________________________________________

 

ABAIXO O NOMOGRAMA PARA CÁLCULOS GRÁFICOS

DE CIRCUITOS RESSONÂNTES LC:

 

Este NOMOGRAMA facilita o projeto do PLL CD4046

================================================================

PRINCÍPIOS DE ELETRÔNICA :

Fundamentalmente a eletrônica se preocupa em controlar a corrente e  a tensão nos vários pontos de um circuito.

Um circuito é a representação dos vários caminhos que uma corrente elétrica pode seguir.

Sempre, em uma fonte de corrente elétrica, a corrente sai por terminal e retorna necessariamente por um outro terminal.

     A quantidade (intensidade) de corrente elétrica que sai de uma fonte depende do tipo de caminho (circuito) oferecido para a passagem da mesma. Se esse caminho for fácil, de baixa dificuldade(resistência), a corrente passa com facilidade. Se o mesmo caminho for de alta resistência, a corrente que irá fluir será de baixa intensidade.

   Esse é um dos princípios fundamentais da eletrônica. Lei de Ohm

Os componentes eletrônicos são os elementos de circuito que estarão no caminho de passagem da corrente elétrica. Eles determinam o que acontecerá com a referida corrente.

Os componentes passivos são os RESISTORES OS INDUTORES E OS CAPACITORES.

Os componentes ativos são muito variados como por exemplo , VÁLVULAS ELETRÔNICAS, TRANSISTORES, CIRCUITOS INTEGRADOS etc...

Os componentes ativos como transistores funcionam basicamente como chaves eletrônicas que podem ligar ou desligar um circuito em velocidades muito elevadas(usado em sistemas digitais). Ao mesmo tempo eles também se comportam como resistores variáveis(potenciomentros) também de alta velocidade de variação.Esta propriedade permite construir os amplificadores de sinal em circuitos analógicos.

 Muitos confundem: É muito comum confundir tensão( Volts ) com corrente elétrica (ampères).

 É errado  falar corrente de 100 volts. ( a corrente elétrica é expressa em ampères). Volts é relativo à tensão elétrica.

Não existe corrente elétrica sem a existência de uma fonte de energia para fornece-la.

Agora, pode existir uma fonte de energia que não esteja fornecendo corrente elétrica.

Isto parece óbvio mas significa que pode haver tensão sem haver passagem de corrente. O contrário não pode, isto é, não existe corrente     elétrica sem haver uma fonte que a forneça. Isto parece ser contrariado no aparelho de RESSONÂNCIA MAGNÉTICA. Na verdade no princípio da SUPERCONDUTIVIDADE a corrente elétrica pode existir sem a presença de tensão mas a energia vem da refrigeração do cobre a -269 graus centígrados( 4graus Kelvin ) usando Hélio líquido.

 

PRINCÍPIO DA CRIAÇÃO DO FORTÍSSIMO CAMPO MAGNÉTICO NA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

 

Uma fonte de tensão de 5 volts e capacidade de fornecer 1000 A (isso mesmo 1000A) é conectada ao solenóide do equipamento. É usado um artifício interessante. A fonte de corrente é conectada ao solenóide com as extremidades em curto circuito, mas conectada uma distância neste trecho em curto. Este pedaço é mantido a uma temperatura maior do que 4 graus kelvin. Isto cria uma pequena resistência para servir de carga da fonte de 5v. A corrente então é lentamente injetada no solenóide todo refrigerado a 4 graus Kelvin. Em torno de 800 A  o campo estabiliza e o trecho de pequena resistencia é subtamente refrigerado a 4 graus kelvin, tornando a resistencia 0 (zero Ohms) e simultaneamente a fonte de 5v é desconectada do trecho. O resultado disso é uma elevada corrente permanecendo em LOOP sem a presença da fonte  de 5v ,enquanto a temperatura ficar em 4 graus kelvin. Como as perdas devido ao gradiente de temperatura entre o interior do solenóide e o meio exterior são muito pequenas, esta corrente injetada pode permanecer por muitos anos sem um queda significativa. Na verdade tem sistemas onde esta corrente inicial de 800A pode levar 400anos para cair a metade do valor. Muito doido !!!!

MAIS DETALHES SOBRE O FUNCIONAMENTO DO APARELHO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA VEJA NO SITE DESTE LINK .......

                                                   biomedicatulio.webnode.com//

_________________________________

 Existem dois tipos básicos de corrente elétrica, uma contínua ou CC e a outra alternada (vai e volta pelo circuito) ou AC.

A corrente contínua só circula por caminhos físicos reais e bons condutores elétricos mas a corrente alternada pode circular por caminhos até não físicos como o vácuo. Neste caso a corrente elétrica se transforma em campos eletromagnéticos para fazer a travessia do caminho impossível para uma corrente contínua. Isso muda muito a forma de perceber a eletrônica.

______________________________________________________________________

FUNDAMENTOS DA ELETRÔNICA

Os componentes ativos

                Eletrônica analógica, diodos transistores e circuitos integrados.

Aplicações dos transistores em eletrônica analógica

                Circuitos de chaveamento e controle de motores e outras cargas.

Aplicações dos transistores em eletrônica digital 

                  Fundamentos das portas lógicas e suas aplicações.

Circuitos Integrados e aplicações

                       Como projetar com os circuitos integrados utilizados neste site.

Com estes conhecimentos você conseguirá entender vários circuitos apresentados neste site de robótica.

 ____________________________________________________________________________________________

SUGESTÕES PARA ESTES ITENS

Fonte de alimentação (conversor AC/DC) é um dos primeiros itens a ser pensado e curiosamente quase sempre não é bem escolhido.

As fontes de alimentação muitas vezes apresentam um design sofisticado, display digital (CUIDADO) corrente máxima em torno de 3A mas apresentam um elevado nível de ruído.

3 A. Estas fontes são muito utilizadas nas escolas e compradas por quem não conhece o produto.

Elas não são recomendadas para desenvolver projetos de AMPLIFICADORES DE ÁUDIO, OSCILADORES SENOIDAIS, TRANSMISSORES E RECEPTORES DE RÁDIO. Esses projetos são muito sensíveis a ruídos presentes na rede elétrica e os gerados na própria fonte. É o FATOR DE RIPPLE. Fonte mal projetada, sem filtragem adequada. O display digital então é um potente gerador de ruídos que com certeza vai interferir nos projetos acima descritos.

Estas fontes são interessantes quando se trabalha com projetos com motores elétricos, aquecimento de resistências, sistemas de comutação e outros projetos vamos chamar de mais brutos de elevado consumo elétrico.

O QUE FAZER ENTÃO ?

Para projetos de qualquer tipo de circuito eletrônico cujo consumo é inferior a 5A a melhor solução pode ser uma bateria selada 12 volts com capacidade de fornecimento da corrente necessária.

Uma grande quantidade de circuitos eletrônicos trabalha com tensões de no máximo 9volts e consumo de corrente muito baixo (3A). Isto significa que podemos montar uma fonte de alta qualidade a partir de uma bateria de 12volts. Podemos utilizar um regulador de tensão muito barato e muito fácil de projetar uma fonte regulada para 3A e ajustável entre 1,25volts a 9volts. Estas características são perfeitas para o circuito integrado LM350 para 3A. Este CI precisa de uma diferença de tensão entre a entrada e saída de 2,5volts. Se a bateria tem 12volts o LM350 pode regular entre 1,25volts mínimo e os 9volts máximo usando um potenciômetro simples, embora os com 10voltas sejam mais recomendados.

A bateria pode ser desde uma de 12v e corrente de 1AH selada até uma de 12volts e corrente de 7AH. Se precisar de mais corrente utilize mais baterias em paralelo.

O melhor ainda é poder utilizar um pequeno painel solar (de 5w a 10w) para manter esta bateria sempre carregada. Isto é a nona maravilha do mundo.

Você nunca ficará sem energia na sua bancada, mesmo que falte luz.

No curso de eletrônica online você aprende como projetar uma simples bancada mas de excelente qualidade.

E qual multímetro devo escolher, o analógico ou o digital?

OS DOIS SÃO IMPORTANTES. O digital é para leituras mais precisas. O analógico é para medir tensões que variam lentamente como a carga e descarga de uma bateria, testes de fuga de capacitores, etc... É muito importante ver o ponteiro movimentando.

Se puder e justificar, adquira um osciloscópio digital (tem memória). É o melhor instrumento de bancada para medidas elétricas. Existem uns modelos chineses, menores que alguns celulares, e que funcionam muito bem além de não serem caros.

 

VEJA A FONTE NO DESENHO ABAIXO

 

Este VOLTÍMETRO DE FAIXA é muito útil para monitorar tensões que variam lentamente como as verificadas em um painel solar.

 

Lei

COMO USAR O FERRO DE SOLDAR(127V, 30W) NA ENERGIA SOLAR

Em caso de falta de energia elétrica na rede, como não parar os trabalhos de bancada?

Utilizando um inversor de 500watts(12volts), facilmente encontrado no mercado. Tem alguns modelos que não funcionam bem. Utilizo um muito bom.


O Laboratório de desenvolvimento da ROBOTICATULIO, é todo alimentado com energia solar. \

O RTron tem duas funções ... controlar o ferro de solda e acionar automáticamente uma raquete mata mosquito. O intervalo liga/desliga pode ser variado. Tudo com energia solar.

 

___________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________________________________________________________________

 

REPRESENTAÇÃO DE NÚMEROS BINÁRIOS EM ELETRÔNICA DIGITAL. ESTA É A IDÉIA DA MENOR CÉLULA EXISTENTE EM TODOS OS CIRCUITOS DIGITAIS.

OS CIRCUITOS DIGITAIS NOS COMPUTADORES SÃO CENTENAS DE MILHÕES DESTES CIRCUITOS MONTADOS COM TECNOLOGIA CMOS.

                    VEJA NA FIGURA ABAIXO.

O circuito do DIVISOR de TENSÃO mostrado no início da figura acima é um dos  circuitos eletrônicos básicos MAIS IMPORTANTES NA ELETRÔNICA.

A grande maioria dos circuitos analógicos  a serem projetados tem seu fundamento teórico baseado no DIVISOR DE TENSÃO. O funcionamento do TRANSISTOR é um bom exemplo disso. Quem realmente entende como funciona o DIVISOR DE TENSÃO vai entender o transistor com muita facilidade.

Outros exemplos incluem os filtros de frequências LC ou RC se baseam no divisor de tensão. Existe uma vasta categoria de circuitos onde a idéia do DIVISOR DE TENSÃO está presente. Portanto dedique um tempo para entender este circuito fundamental. Você verá como tudo fica mais fácil.

Os mesmos circuitos são usados para separar pulsos de larguras diferentes. Como as constantes de tempo são diferentes eles separam os pulsos curtos dos pulsos longos.

_____________________________________________________________

Veja no MENU ELETRÔNICA / CIRCUITOS DIGITAIS

Veja no MENU ELETRÔNICA / CIRCUITOS DIGITAIS

___________________________________

 

___________________________________

 

Dois circuitos de controle de velocidade de motores DC. Um

para motores de até 5A. Outro para motores de até 15A.

____________________________________

____________________________________

 

  Controlando 2 motores.

_____________________________

 

 

____________________________

 

WhatsApp (33)999716308

 

hptulio@gmail.com

_______________________________________

 

Contate-nos