CLP-T1000

O CLP é um circuito eletrônico controlado por um microcontrolador ou um microprocessador para uma ação  programável de processos.

Desenvolvido pela ROBOTICATULIO. É um projeto exclusivo para a roboticatulio.

Foi desenvolvido uma interface especial para ser usada com a HP50G. O   CLP-T1000.   

_______________________________________________________________________________________________________________________________

O CLPT1000 é uma interface de controle e automação desenvolvido para a HP50G   (ARM9 75MHz).

Por que ele tem tantos LEDs ?

Resposta :

Para monitorar seu estado durante o funcionamento.  Os 16 LEDs dos canais digitais de saída monitoram se o canal foi ligado ou desligado. Isto facilita muito quando da criação de novos programas. É só olhar para os leds e sabemos se está funcionando. Elimina as dúvidas se nada estiver ligado nos canais.

Também monitora o estado do contador binário CD4024(7 BITS).

O circuito de comunicação serial com a HP50G é monitorado por dois LEDS que indicam quando está fazendo uma conversão analógica/digital.

Por fim um LED indica se a placa está com a alimentação de 6volts OK.

Nos primórdios do computadores esta técnica era usada para indicar o funcionamento dos registradores, contadores e todos os circuitos importantes da primitiva máquina. Isto facilitava muito acompanhar a programação (demorada) e localizar falhas dos circuitos(e como falhavam).

Portanto o PLCT1000 oferece esse recurso que praticamente não existe na maioria das placas controladoras do mercado.

Recurso muito importante para os iniciantes na programação dos PLCs.

PROJETO DA  http://www.roboticatulio.com/

O CLPT1000  foi desenvolvido  como interface para a HP50G. Esta máquina é um computador portátil com o processador ARM9 de 75MHz. Ela é dedicada a cálculos matemáticos e apresenta uma linguagem de programação extremamente amigável chamada USER RPL que em muitos aspectos é semelhante a linguagem C++ com uma sintaxe diferente.

Por ser um computador, a HP50G pode ser usada como sistema de controle desde que seja conectada a uma interface adequada. O CLPT1000 foi desenvolvido para  executar essa tarefa de forma simples, fácil, com poucos comandos para atender principalmente aqueles interessados em aprender os processos envolvidos em sistemas de controle e automação.

O CLPT1000  está equipado com  16 canais digitais de saida  6Volts  e 15 canais analógicos de entrada  0Volts  a  5Volts.

Isto significa que podemos controlar 16 dispositivos diferentes sob controle de um programa executado na HP50G.

Muitos projetos de controle automação e robótica podem ser desenvolvidos com esta plataforma CLPT1000 e HP50G. A simplicidade é o ponto importante desta plataforma portátil. Conheça o CLPT1000.

______________________________________

ESTE CLP-T1000 TEM 2 VERSÕES. UMA PARA A HP50G E OUTRA PARA AS HP48.

 

ESTA INTERFACE UTILIZA UMA NOVA CONEXÃO COM A HP50G

 Com este PLC é possível desenvolver muitos projetos de automação e contrôle de forma fácil e eficiênte. Robótica, contrôle de irrigação, contrôle de aquecimento de água, automação residencial, projeto de graduação, feira de ciências, etc...

ISTO PORQUE A PROGRAMAÇÃO É  EXTREMAMENTE  SIMPLES, UTILIZA POUCOS COMANDOS QUE SÃO INSTALADOS OU DIGITADOS DIRETAMENTE NA HP50G.

 

 

 

Continua......