PROJETO ZINT

O projeto ZINT RT apresenta algumas novidades em termos de mecânica, hardware e software. O chassis foi desenvolvido sem parafusos na estrutura, somente união de blocos. Parafusos apenas nas partes móveis.

O projeto conta com duas rodas livres macias, leves e silenciosas para uma boa estabilidade.

Os circuitos de controle contam com recursos extras para um melhor desempenho dos veículos durante uma navegação em ambientes com muitos obstáculos.

Sistema de chave geral liga / desliga, porta fusível e led indicar de fusível queimado ou ausente.

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

 

Circuitos Eletrônicos


Circuito da placa de controle de velocidade do robô ZINT RT. Sistema de navegação automática implementado no quadro verde. Pode ser habilitado ou não. Isso via software na HP50G.

Um dos grandes desafios da robótica autônoma é sua capacidade de perceber o ambiente ao redor do robô. Para isso existem várias técnicas e uma delas é o uso de sensores para localizar obstáculos. Em princípio quanto mais sensores melhor mas também fica mais difícil o gerenciamento deles. Um circuito que possa convergir os sinais de todos os sensores para o um único canal de monitoramento pode ser interessante. O programa de navegação sem o sistema automático de desvio de obstáculos, monitora apenas o canal onde chegam todas as informações dos sensores. Havendo algum sinal o robô para e faz uma varredura nos outros canais até localizar qual ou quais sensores enviam resposta.

CIRCUITO MONTADO

__________________________________

 

Novos Circuitos de controle da Cabeça do veículo

__________________________________

 

Placas de controle superior, girar cabeça e olhar robótico. O olhar robótico tem sua frequência alterada em função da luz ambiente ou em função da tensão da bateria(monitora). Tudo via software na HP50G.

Veja a montagem dos circuitos que fazem esse controle.

______________________________________________