VÍDEO INFORMAÇÕES SOBRE

AUTOMAÇÃO

____________________________________________

 

Ligando um LED

 

____________

 

Para ligar um LED é preciso um resistor em série para limitar a corrente máxima no mesmo. Um led com corrente de 2 mA brilha o suficiente. O resistor é calculado subtraindo da tensão aplicada o valor de 2 Volts e dividindo pela corrente em A.

R =   ( V - 2 ) / 0,002 A

LIGANDO UM RELÉ COM CHAVE MECÂNICA

________________________________________

 

 

O TRANSISTOR COMO CHAVE ELETRÔNICA

_________________________________________

 

Para acionar um relé com chave eletrônica ( TRANSISTOR ) é preciso colocar um diodo inversamente polarizado entre o positivo da alimentação Vcc e o coletor do transistor. Este diodo elimina a sobretensão que é gerada quando o circuito corta a corrente no indutor do relé. A LEI LENZ diz a tensão gerado é proporcional a derivada da tensão em relação ao tempo multiplicado pela Indutância do relé. Esta tesão pode ser muito elevada e queimar o transistor. O diodo protege o transistor.

 

CONTROLE PWM E SENTIDO DE ROTAÇÃO DE MOTORES

___________________________________________________

 

O controle PWM de velocidade e sentido de rotação de motores DC utiliza dois relés e um circuito oscilador astável com o CI CD4093 com ajuste de ciclo ativo para comutar os motores em velocidades diferentes. O Controlador Lógico Programável aplica pulsos nos pinos do CI e do transistor.

 

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RT

_____________________________

 

O sistem de AUTOMAÇÃO da ROBOTICATULIO utiliza a placa T1000 desenvolvida para funcionar com a HP50G formando um controlador lógico programável de facílima utilização.

SINAIS NO CABO MINIB SERIAL TTL DA HP50G

___________________________________________

 

Veja os sinais no cabo miniB serial TTL da HP50G. Com estes sinais é possível desenvolver o circuito do CLP T1000.